quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Polipódio


Reprodução do Polipódio




O polipódio é um feto muito comum no nosso país, predominando em locais húmidos e sombrios, tais como zonas arborizadas, base de árvores e muros velhos, etc.
Esta planta está presa ao solo por raízes provenientes do rizoma, de onde partem também as folhas desenvolvidas com um limbo muito recortado.
O feto reproduz-se por esporulação, processo de reprodução sexuada, através da germinação dos seus esporos, produzidos nos esporângios, que vão dar origem ao protalo. É no protalo que se encontram as estruturas de produção de gâmetas, ou seja, o anterídeo e o arquegónio.
Na época de reprodução, surgem, na parte inferior dos folíolos, pequenas estruturas arredondadas e verdes. Estas estruturas vão se tornando amarelas à medida que vão amadurecendo, designando-se por soros ou esporângios. É nesta estrutura que vai ocorrer a germinação de esporos, considerando-se assim estruturas reprodutivas.
Os esporos são estruturas obtidas por meiose, e vão originar o protalo, aquando caídas na terra, devido ao rebentamento dos esporângios.
O protalo é uma estrutura verde, laminar, com cerca de 6mm a 1cm, que resulta da germinação dos esporos. O protalo, na sua face inferior, apresenta pêlos absorventes que lhe permitem a sua fixação ao solo e também a sua vida independente. É nestes pêlos absorventes e através dos anterídeos e dos arquegónios, que vão ser produzidos os gâmetas masculinos e femininos, respectivamente, os anterozóides e as oosferas, permitindo assim que, posteriormente, ocorra a fecundação, e se origine uma nova planta.
Os gametângios e os gâmetas masculinos e femininos apresentam diferenças entre si. Os gametângios femininos (arquegónio) aparecem mais junto da chanfradura e são relativamente maiores que os gametângios masculinos (anterídio). Estes encontram-se mais junto aos pêlos absorventes do protalo e são mais pequenos que os gametângios femininos. Quanto aos gâmetas produzidos nos gametângios, os masculinos (anterozóides) apresentam dimensões microscópicas, e possuem um tufo de cílios numa das suas extremidades. Estes organizam-se em aglomerado e com uma forma espiralda, e são produzidos em grandes quantidades por gametângios. Em contrapartida, os gâmetas femininos (oosfera) tem uma forma arredondada, com dimensões superiores aos gâmetas masculinos. Estes são produzidos em um por gametângios, ao contrário dos gâmetas masculinos.
Assim podemos classificar o protalo como uma estrutura vegetativa monóica, ou seja, o protalo possui os gametângios femininos e masculinos em simultâneo.
O Polipódio é um ser haplodiplonte, pois tem uma fase diplonte e outra haplonte com a mesma duração, sendo a meiose pré-espórica.
O polipódio reproduz-se também por reprodução assexuada, por multiplicação vegetativa, quando as condições lhe são propícias.

Ciclo de Vida

1 comentário: