sábado, 23 de janeiro de 2010

Actividades Laboratoriais realizadas no 1ºPeríodo


Durante o 1º preríodo deste ano lectivo (2009/2010) realizamos as seguintes actividades laboratoriais:
"Como extrair o DNA do Kiwi ?"

Depois de termos elaborado uma maqueta onde apresentamos a estrutura de uma molécula de DNA.


O ADN contém a linguagem da vida. É um marco muito importante na biologia molecular. Possuiu uma estrutura muito interessante, e de fácil compreensão.
Uma vez que o melhor é ver, ao extrairmos o DNA do Kiwi tivemos a oportunidade de observar a molécula de DNA.
Se quiseres observar a mesma clica na hiperligação relativa á "Actividade Laboratprial 1.0", verás todo o processo efectuado para extrair a mesma.
Se estiveres curioso(a) em relação á estrutura do DNA clica na hiperligação referente á molécula elaborada pelo nosso grupomesma "A nossa Molécula".


A nossa Molécula de DNA:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=1265b91f7f43ceb3&attid=0.1&disp=attd&realattid=f_g4se0erh0&zw
Actividade Laboratorial nº1:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=1265b91f7f43ceb3&attid=0.2&disp=attd&realattid=f_g4seyenx1&zw

Quais as principais diferenças entre a fase mitótica nas células animais e nas células vegetais ?

A fase mitótica é uma das duas etapas do ciclo celular e compreende dois estados: a mitose (fase responsável pela divisão do núcleo, nas células eucarióticas) e a citocinese (fase responsável pela divisão física do citoplasma, em todas as células).
Apesar de a mitose ser um processo contínuo divide-se em quatro estádios: prófase, metáfase,anáfase e telófase. Com o intuito de observar-mos estes e de distingui-los realizámos uma actividade laboratorial, que podes ver clicando na hiperligação abaixo apresentada.

Actividade Laboratorial nº2: https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=126710f7eb43ffc4&attid=0.1&disp=attd&zw


"Que estratégias á para a Reprodução Assexuada?"
Reprodução Assexuada é um processo, muito comum na natureza, que envolve um só progenitor, não ocorrendo fecundação. Neste processo a reprodução dá-se por mitoses sucessivas, sendo os novos seres idênticos aos seus progenitores. Numa Das aulas que tivemos no 1º período tivemos a oportunidade de estudar os vários processos de reprodução assexuada, principalmente a Gemulação e a Esporulação, através da realização de uma Actividade Laboratorial em que estudamos a o processo de reprodução nas Leveduras e no Bolor. Podes verificar as conclusões a que chegamos clicando na hiperligação que se segue.
Actividade Laboratorial nº3:

"Como ocorre a reprodução nas plantas com flor"

Assim como se verificam no Reino Animalia diferentes processos de reprodução, também no Reino Plantae é possível verificar que existem divervas formas de reprodução, conforme a classe e o género a que pertencem as plantas em questão.

As angiospérmicas são as plantas que apresentam um processo reprodutivo mais complexo, por isso, tivemos a oportunidade de estudar a reprodução de uma angiospérmica, a coroa-de-rei. Damos-te agora a oportunidade de ver o que fizemos para estudar a mesma, só precisas de clicar na hiperligação que te apresentamos abaixo.

Actividade Laboratorial nº4:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=1265bb92027015da&attid=0.1&disp=attd&realattid=f_g4shumj60&zw

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Depressões na Adolescência


Nos últimos 20 anos, o índice de suicídios entre adolescentes triplicou, sendo por isso de fundamental importância, que pais e professores tenham um mínimo de conhecimento da doença para poderem reconhece-la e ajudar o adolescente.
A depressão é uma doença silenciosa que pode afectar pessoas de todas as idades, incluindo crianças e jovens. Trata-se de um conjunto de sinais e sintomas que provocam um profundo sofrimento psíquico o que, por sua vez, leva a alterações comportamentais. Na adolescência é frequente confundir as tão habituais oscilações de humor, cuja origem se deve às hormonas, com estados depressivos. A diferença entre os dois estados está na intensidade e na duração de cada um deles.
A depressão caracteriza-se pela permanência de humor negativo, com repercussões a nível físico, como falta de energia e motivação, dificuldade em dormir, problemas de apetite que levam ao aumento ou perda de peso, mal-estar físico com permanente cansaço e com dores musculares. O adolescente deprimido tem uma auto-estima muito baixa e torna-se, por isso, um alvo fácil das más companhias e envereda, muitas das vezes, pelo caminho do álcool e das drogas. Para conseguir ultrapassar a depressão é necessário recorrer a uma ajuda especializada. No caso de alguns adolescentes é suficiente a intervenção de um psicólogo, mas para outros é imprescindível o recurso a medicamentos.


Junto com a tristeza e às vezes até sem ela, existe a irritabilidade exagerada, talvez seja o sintoma mais comum da depressão em crianças e adolescentes.Se junto com a tristeza e a irritabilidade o jovem mostrar falta de interesse pelas coisas que antes gostava e com pensamentos negativos sobre si mesmo e sobre o futuro, com certeza, está deprimido. Também é preciso pensar em depressão no adolescente que está sempre cansado e sonolento, com dores de cabeça e distúrbios gastrintestinais e menstruais exagerados.
Se suspeitar que um jovem está deprimido é importante, com muita paciência, carinho e compreensão, estimulá-lo a falar dos seus sentimentos e dos seus sintomas, para esclarecimento dos factos.
É importante explicar-lhe a depressão e a necessidade de procurar um médico imediatamente.
Reflexao: A depressão nos adolescentes por vezes é difícil de reconhecer, mas quando reconhecida e admitida pelos adolescentes em questão é facilmente tratável, necessitando apenas do apoio familiar e por vezes do auxílio de um médico. Em contrapartida, quando se verifica uma situação em que a depressão não é admitida, nem reconhecida pelo adolescente o tratamento da mesma torna-se mais complicado, sendo necessário recorrer à psicoterapia. Uma depressão leve não tratada, ou tratada de forma inadequada, pode afectar definitivamente a qualidade de vida, ou agravar-se, causando várias consequências.