sábado, 23 de janeiro de 2010

Actividades Laboratoriais realizadas no 1ºPeríodo


Durante o 1º preríodo deste ano lectivo (2009/2010) realizamos as seguintes actividades laboratoriais:
"Como extrair o DNA do Kiwi ?"

Depois de termos elaborado uma maqueta onde apresentamos a estrutura de uma molécula de DNA.


O ADN contém a linguagem da vida. É um marco muito importante na biologia molecular. Possuiu uma estrutura muito interessante, e de fácil compreensão.
Uma vez que o melhor é ver, ao extrairmos o DNA do Kiwi tivemos a oportunidade de observar a molécula de DNA.
Se quiseres observar a mesma clica na hiperligação relativa á "Actividade Laboratprial 1.0", verás todo o processo efectuado para extrair a mesma.
Se estiveres curioso(a) em relação á estrutura do DNA clica na hiperligação referente á molécula elaborada pelo nosso grupomesma "A nossa Molécula".


A nossa Molécula de DNA:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=1265b91f7f43ceb3&attid=0.1&disp=attd&realattid=f_g4se0erh0&zw
Actividade Laboratorial nº1:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=1265b91f7f43ceb3&attid=0.2&disp=attd&realattid=f_g4seyenx1&zw

Quais as principais diferenças entre a fase mitótica nas células animais e nas células vegetais ?

A fase mitótica é uma das duas etapas do ciclo celular e compreende dois estados: a mitose (fase responsável pela divisão do núcleo, nas células eucarióticas) e a citocinese (fase responsável pela divisão física do citoplasma, em todas as células).
Apesar de a mitose ser um processo contínuo divide-se em quatro estádios: prófase, metáfase,anáfase e telófase. Com o intuito de observar-mos estes e de distingui-los realizámos uma actividade laboratorial, que podes ver clicando na hiperligação abaixo apresentada.

Actividade Laboratorial nº2: https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=126710f7eb43ffc4&attid=0.1&disp=attd&zw


"Que estratégias á para a Reprodução Assexuada?"
Reprodução Assexuada é um processo, muito comum na natureza, que envolve um só progenitor, não ocorrendo fecundação. Neste processo a reprodução dá-se por mitoses sucessivas, sendo os novos seres idênticos aos seus progenitores. Numa Das aulas que tivemos no 1º período tivemos a oportunidade de estudar os vários processos de reprodução assexuada, principalmente a Gemulação e a Esporulação, através da realização de uma Actividade Laboratorial em que estudamos a o processo de reprodução nas Leveduras e no Bolor. Podes verificar as conclusões a que chegamos clicando na hiperligação que se segue.
Actividade Laboratorial nº3:

"Como ocorre a reprodução nas plantas com flor"

Assim como se verificam no Reino Animalia diferentes processos de reprodução, também no Reino Plantae é possível verificar que existem divervas formas de reprodução, conforme a classe e o género a que pertencem as plantas em questão.

As angiospérmicas são as plantas que apresentam um processo reprodutivo mais complexo, por isso, tivemos a oportunidade de estudar a reprodução de uma angiospérmica, a coroa-de-rei. Damos-te agora a oportunidade de ver o que fizemos para estudar a mesma, só precisas de clicar na hiperligação que te apresentamos abaixo.

Actividade Laboratorial nº4:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=3994e9d7e0&view=att&th=1265bb92027015da&attid=0.1&disp=attd&realattid=f_g4shumj60&zw

Sem comentários:

Enviar um comentário