quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fixismo

Criacionismo

As teorias criacionistas foram criadas pelo Homem para explicar a origem do universo, utilizando para isso, mitos já existentes.

A origem do universo é explicada, principalmente pelas seguintes formas:

Þ Pela tradição judaico-cristã Deus sendo perfeito, absoluto e independente de tudo, utilizou o seu poder para criar o universo durante seis dias e descansando no sétimo. No primeiro dia fez a luz, separando o dia da noite, no segundo criou o céu, criando a terra, o mar e as plantas no terceiro, no quarto dia criou o sol, a lua e as estrelas, os peixes e as aves na quinto dia, e por fim no sexto criou o resto dos animais incluindo o Homem que foi feito à sua imagem.

Þ Segundo a mitologia chinesa foi o Deus Absoluto, P¢an Ku, que a partir do seu sacrifício criou o mundo. O crânio serviu para a abóbada do firmamento, a pele serviu para a terra, os ossos serviram para fazer as pedras, do cabelo vieram as plantas e o sangue para os rios e oceanos. O vento foi o resultado da sua respiração, a voz transformou-se nos trovões, o seu olho esquerdo no sol e o seu olho direito na lua. Da saliva e suor veio a chuva e dos vermes que cobriram o seu corpo os Homens.

Þ Na mitologia grega o início está associado a um Caos Primordial. Do Caos nasceu a Terra e depois o Amor. Prometeu (filho de titã) criou artesanalmente a espécie humana com argila e água. Antena (deusa da sabedoria) encheu o seu interior de alma e de vida.

Þ No hinduísmo a criação e a evolução é um ciclo onde a renovação e a destruição são simbolizados pela dança do deus Shiva.

As ideias criacionistas perduraram até quase dois séculos atrás, devido à ”evolução” científica e ao aparecimento da liberdade de pensamento.

Existem alguns argumentos filosóficos contra o criacionismo, tais como:

Þ Uma teoria requer análises, estudos, testes e experiências, modificações e adaptações, logo o criacionismo não pode ser considerado, propriamente, uma teoria pois é abstracto, indemonstrável, e desprovido de bases científicas.

Þ O criacionismo é constituído por mitos criados pelas religiões.

Þ O criacionismo esforça-se por adaptar os acontecimentos da natureza aos seus dogmas pré - concebidos.

Reflexão:

Eu fiz este trabalho porque, apesar de eu não concordar que a vida humana tenha sido criada através de Deuses sem qualquer evolução, acho interessante este tipos de mitos e como antes da evolução científica e tecnológica os nossos antepassados acreditaram pela simples fé, sem precisarem de provas.

Fonte:

Http://curlygirl.no.sapo.pt/evolucao.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário