terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Genoma Humano


Genoma é o conjunto de todo o material genético localizado no núcleo das células de um ser vivo. Ele é distribuído em cromossomas, que são compostos pela molécula DNA.
O genoma humano é o código genético humano. É o conjunto de todo o material genético localizado no núcleo das células de um ser vivo. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas células. O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas, que por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação é codificada pelo ADN (ácido desoxirribonucleico) que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem invariavelmente aos pares - adenina com timina, por duas ligações de hidrogénio e citosina com guanina, por três ligações de hidrogénio.
O DNA contém a informação básica necessária para o desenvolvimento físico de um ser humano completo.
O genoma humano permite-nos conhecer as causas da maioria das doenças, o que permite diagnosticar e curar muitas delas, assim como prever os potenciais riscos das mesmas.
Este tem um comprimento equivalente a uma viagem de ida e volta ao Sol 600 vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário